Começamos dispostos a expressar tudo aquilo que há muito vinha sendo discutido, sentido, criticado. Ideias conflituosas, sugestões, críticas, comentários... Tudo isso constituiu uma acalorada discussão que nos tomou as duas primeiras horas do encontro. Apesar de tudo, emergiram algumas considerações dignas de nota:
- A EACH será considerada a âncora do grupo, um ponto de referência para a realização dos encontros. Outros locais para nos encontramos serão muito bem vindos, mas isso deverá ser programado e organizado com antecedência e parecer favorável de todos.
- Devemos nos esforçar mais para estar presentes nas reuniões e -- não menos importante -- nas discussões acerca do rumo do projeto, que são feitas por MSN, Orkut, blog, etc.
- Devemos contribuir com soluções, não com problemas. Cabe a todos ser pró-ativo e buscar o avanço do grupo. Temos a experiência de várias pessoas (dentre as quais se destacam o Karol, Marcos, e Potira) e devemos valorizá-la; entretanto, somente com os passos de todos poderemos trilhar o nosso próprio caminho. No início, serão passos desajeitados, como tudo na vida, mas devemos encarar isso como um incentivo para o amadurecimento coletivo.
- Fizemos um brainstorm para definir a linha de atuação do grupo, e surgiram os seguintes conceitos, que deverão formar a pauta sobre a qual escreveremos nossa história: Entressonho, Diversidade, Sentir, Integração, Inovação, Inocência, Metamorfose, Espontaneidade, Crítica. Tais conceitos deverão ser muito bem compreendidos e assimilados por todos os membros, para que trabalhemos em prol de um objetivo comum.
Após o bla-bla-bla, fomos à prática. Começamos, como sempre, por um aquecimento e alongamento, que ainda me rende algumas dores musculares.
Em seguida, fizemos um exercício que consiste em escolher uma "vítima" para ficar à frente de todos, que devem fazer perguntas de qualquer tipo e simultaneamente. A vítima deve sempre olhar para um determinado ponto, tentar compreender e responder rapidamente os questionamentos. Após alguns minutos, outra pessoa foi escolhida para ir à frente, até que todos tivessem sido selecionados.
Então, formamos grupos de 4 pessoas, que ficavam em disposição de "quadrado". Uma das pessoas era a "principal", e cabia a ela responder as perguntas de outro participante, convencer o outro a não ir embora e olhar fixamente para o quarto elemento.
Após isso, "brincamos" de "zat, boing, vrum". Uma das pessoas repassava uma bola imaginária para outra, dizendo "zat". O receptor podia rebater a bola, dizendo "boing" ou repassar para o amiguinho do lado, dizendo "vrum".
Como exercício cênico, apresentamos algumas cenas improvisadas baseadas nos conceitos debatidos no início do encontro. As cenas apresentadas denominaram-se: "Hoje eu acordei urso", "Metamórfico e Estático" e "A Cura do Câncer".
Para finalizar, fizemos alguns exercícios de técnica e prática vocal, sob a liderança coletiva do Léo.
E, após isso, cada um seguiu o seu caminho, rumo ao próximo sábado :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário